sábado, 23 de agosto de 2008

“Democracia: ela realmente existe no Brasil?”


Há 20 anos, o Brasil se tornou um país “democrático”. Porém, muitas vezes nos perguntamos onde está essa tal democracia que nossos governantes se orgulham em dizer? Será que está no fato de elegermos nossos próprios governantes, os quais nos decepcionam cada vez mais? Ou porque perante a lei somos todos iguais, temos liberdade de pensamento, de escolha...? São várias perguntas que surgem quando pensamos se há ou não democracia em nosso país.
Realmente somos livres! Mas a desigualdade social, é imensa em nosso país, basta olhar ao nosso redor que percebemos isso. O governo trata de formas diferentes ricos e pobres.
O Brasil é um país lindo, cheio de riquezas e maravilhas. Mas parece que nossos governantes não dão atenção à isso, pois não cuidam de nosso povo como eles merecem. Nosso povo merece ter o melhor em saúde, educação... o melhor em tudo; enquanto o povo necessita dessas condições básicas, grande parte dos governantes roubam o dinheiro que é do povo! Muitos de nós, pagamos nossos impostos de maneira digna.
Se pararmos para pensar, em tudo isso nos perguntaremos se realmente as pessoas menos favorecidas, os pobres, tem direito a essa tal democracia já que, DEMOCRACIA é um regime de governo caracterizado pela participação popular.
Sabemos que isso não acontece, não no Brasil. Quem decide tudo e quem toma as decisões, é a elite brasileira, os pobres são apenas enganados com falsas promessas que nossos políticos fazem no período de eleição e depois que são eleitos nem se lembram do que prometeram. Ou seja, a classe mais desfavorecida só tem direito á eleger os nossos governantes!
Mas, o Brasil não é apenas o país da corrupção, é também o país do povo alegre, trabalhador, humilde e que faz o bem para todos. O Brasil é o país das riquezas naturais, das miscigenações, da música, das praias lindas...
E por esses motivos, que o governo deve cuidar de nosso país e honrar o “título” de país democrático, fazer valer os direitos do povo e cuidar mais da saúde, da educação, da fome e da miséria!



Alunas: Casla, Danieli, Ângela e Mariane
Serie: 3º Ano A matutino


Democracia: A quem ela serve?

Se perguntarmos a quem a democracia serve, certamente iríamos ouvir que ela serve à todos nós e de maneira igual pois afinal estamos em um país livre de direitos e deveres iguais. Mas, se pensarmos friamente ou até se voltássemos um pouco para história de nosso país, veríamos um rastro de corrupção e privilégios. E a partir dessa análise, teríamos uma resposta diferente, que a democracia pode até servir à todos, mas, não de maneira igual .Em nossa primeira constituição que foi elaborada por subordinados de Dom Pedro I, aprovou leis que lhe convinha.
Depois no período republicano até ocorreram algumas eleições, mas havia leis absurdas que concentrava o poder na mãos de poucos, pois somente os homens que tivessem uma renda pré-determinada poderiam votar formando assim uma aristocracia, mas adiante com o coronelismo tínhamos o voto de cabresto.
Depois, veio a república nova, a reforma na constituição,as leis trabalhistas, populismo, dando um salto para a ditadura. A perseguição a quem opuseram ao regime as leis de imprensa e a falta de liberdade de nosso povo.
Cinco anos após a ditadura, conseguimos finalmente pela Constituição de 1988 ter eleições diretas, a mais democrática até então e elegemos Collor com idéias e propostas que pareciam realmente tirar o Brasil do atraso. Dois anos após ser eleito, sofreu um imptman acusado de corrupção, isso foi mais uma prova que a democracia as vezes funciona, mas só as vezes.
Hoje, falar de corrupção é muito fácil pois dizem que o Brasil é o país da corrupção, dizem também que um país é a cara de seu povo, pois a corrupção está tão envolvida em nossas essências
que nem a protestamos mais.
A corrupção e a prova irrefutável que a democracia não serve a todos.

E.E. Jorge Amado
Alunas: kelly, Rozenilda, Tatiane, Maria, Giselly, Thuany.

Democracia

A democracia é um regime de governo, onde decisões importantes são tomadas pelo povo,
a democracia opõe-se a ditadura e ao totalitarismo.
Ela pode ser dividida em diferentes tipos como, democracia direta onde o povo impõe sua vontade no voto direto , e a democracia representativa, onde é feito uma eleição mas tem seus representante a frente do voto do que o elegerá.
Vivemos em uma democracia, onde o voto é obrigatório, afinal o que seria do nosso país se ninguém quisesse votar? Nossa política já não é nada cativante, tem que haver novos partidos, novas propostas, assim nosso povo confiaria mais. Mesmo que os cidadãos brasileiros, estejam desacreditados no voto, temos que ter esperança de um BRASIL melhor, de governantes mais dignos de confiança, pois são eles que nos representam diante das maiores decisões.
A democracia, não se refere apenas ao voto, mas sim, em tomar decisões para tentar mudar ou levar a frente uma importante questão, pode se dizer que uma delas é a democracia racial, onde a maior discussão é entre a questão brancos e negros.
O MST é um excelente caso de democracia, onde o povo mais desfavorecido luta por um reconhecimento perante a distribuição racional de terras não se importando se são ou não produtivas.
Muitas vezes a classe menos informada vota apenas por uma questão de obrigação e não por exercer a sua decisão democrática, e com isso chegamos a uma grande conclusão: que o país está nessa situação por uma falta de conscientização. Os últimos anos a democracia vem se tornando mais acessível aos brasileiros.
Aluna : Ângela, 3º ano do Ensino Médio A
Profª Tânia Francini