sábado, 23 de agosto de 2008


Democracia: A quem ela serve?

Se perguntarmos a quem a democracia serve, certamente iríamos ouvir que ela serve à todos nós e de maneira igual pois afinal estamos em um país livre de direitos e deveres iguais. Mas, se pensarmos friamente ou até se voltássemos um pouco para história de nosso país, veríamos um rastro de corrupção e privilégios. E a partir dessa análise, teríamos uma resposta diferente, que a democracia pode até servir à todos, mas, não de maneira igual .Em nossa primeira constituição que foi elaborada por subordinados de Dom Pedro I, aprovou leis que lhe convinha.
Depois no período republicano até ocorreram algumas eleições, mas havia leis absurdas que concentrava o poder na mãos de poucos, pois somente os homens que tivessem uma renda pré-determinada poderiam votar formando assim uma aristocracia, mas adiante com o coronelismo tínhamos o voto de cabresto.
Depois, veio a república nova, a reforma na constituição,as leis trabalhistas, populismo, dando um salto para a ditadura. A perseguição a quem opuseram ao regime as leis de imprensa e a falta de liberdade de nosso povo.
Cinco anos após a ditadura, conseguimos finalmente pela Constituição de 1988 ter eleições diretas, a mais democrática até então e elegemos Collor com idéias e propostas que pareciam realmente tirar o Brasil do atraso. Dois anos após ser eleito, sofreu um imptman acusado de corrupção, isso foi mais uma prova que a democracia as vezes funciona, mas só as vezes.
Hoje, falar de corrupção é muito fácil pois dizem que o Brasil é o país da corrupção, dizem também que um país é a cara de seu povo, pois a corrupção está tão envolvida em nossas essências
que nem a protestamos mais.
A corrupção e a prova irrefutável que a democracia não serve a todos.

E.E. Jorge Amado
Alunas: kelly, Rozenilda, Tatiane, Maria, Giselly, Thuany.

Nenhum comentário: