PLANEJAMENTO
DE AULA
UTILIZANDO
WRITER NA STE
Escola: Estadual Jorge Amado
Professor Regente: Tânia Francini Steinle Melo
Disciplina: História
Professor de Tecnologias: Wagner Silvestre
Ano/Turma: 3ª A, 3ª C e
3ª D (mat, vesp,not)
Data do planejamento: 08/8/2008
Tempo de execução: 02 aulas para cada turma
Datas de execução: 14/8/2008 (mat) e 18/8/2008 (not)
Aplicativos utilizados: internet, Power DVD, writer, blog, fórum
Eixo temático: Democracia: a quem ela serve?
NOÇÕES E CONCEITOS (CONTEÚDO)
Independência do Brasil -1822.
Democracia na civilização da antiguidade: Grécia 1000 a.C..
Movimento estudantil no Brasil da década de 60 até século XXI.
Eleições Municipais 2008.
HABILIDADES
1. Desenvolver relações temporais entre passado e presente, e as conseqüências dos fatos históricos no cotidiano da humanidade.
2. A crítica ao sistema de governo no Brasil da Independência em 1822 ao processo democrático conquistado a duras penas pós-regime militar, a garantia de democracia por lei no final do século XX.
METODOLOGIA
Apresentação do vídeo do site: www.youtube.com, com o tema: Movimento Estudantil, debate sobre o tema;
Apresentação do vídeo em DVD da TV escola, documentário de Boris Fausto: “Império”. Comentário e debate sobre o conteúdo.
Leitura e interpretação dos textos extraídos do site: educação.uol.com.br/historia/
I. Como e para que se estabelece um governo democrático.
Da Página 3 Pedagogia & Comunicação
II. História da democracia
III. A separação política entre a colônia e Portugal
Da RedaçãoEm São Paulo
4. Produção de texto em grupo com o tema: Democracia: a quem ela serve? Utilizando o editor de texto writer, publicando no blog da professora de história, postando opiniões individuais no fórum.
AVALIAÇÃO
Será observado o debate oral entre os alunos sobre os temas propostos;
Análise sobre o texto produzido pelos alunos e publicado no blog;
Análise das opiniões postadas no fórum.
Tânia Francini Steinle Melo