quarta-feira, 13 de agosto de 2008

ATIVIDADES DA 5ª E 6ª SEMANA -EAD_STE


PLANEJAMENTO
DE AULA
UTILIZANDO
WRITER NA STE


Escola: Estadual Jorge Amado
Professor Regente: Tânia Francini Steinle Melo
Disciplina: História
Professor de Tecnologias: Wagner Silvestre
Ano/Turma: 3ª A, 3ª C e
3ª D (mat, vesp,not)
Data do planejamento: 08/8/2008
Tempo de execução: 02 aulas para cada turma
Datas de execução: 14/8/2008 (mat) e 18/8/2008 (not)
Aplicativos utilizados: internet, Power DVD, writer, blog, fórum

Eixo temático: Democracia: a quem ela serve?


NOÇÕES E CONCEITOS (CONTEÚDO)

Independência do Brasil -1822.
Democracia na civilização da antiguidade: Grécia 1000 a.C..
Movimento estudantil no Brasil da década de 60 até século XXI.
Eleições Municipais 2008.


HABILIDADES

1. Desenvolver relações temporais entre passado e presente, e as conseqüências dos fatos históricos no cotidiano da humanidade.
2. A crítica ao sistema de governo no Brasil da Independência em 1822 ao processo democrático conquistado a duras penas pós-regime militar, a garantia de democracia por lei no final do século XX.

METODOLOGIA

Apresentação do vídeo do site: www.youtube.com, com o tema: Movimento Estudantil, debate sobre o tema;
Apresentação do vídeo em DVD da TV escola, documentário de Boris Fausto: “Império”. Comentário e debate sobre o conteúdo.
Leitura e interpretação dos textos extraídos do site: educação.uol.com.br/historia/
I. Como e para que se estabelece um governo democrático.
Da Página 3 Pedagogia & Comunicação

II. História da democracia
III. A separação política entre a colônia e Portugal
Da RedaçãoEm São Paulo

4. Produção de texto em grupo com o tema: Democracia: a quem ela serve? Utilizando o editor de texto writer, publicando no blog da professora de história, postando opiniões individuais no fórum.

AVALIAÇÃO

Será observado o debate oral entre os alunos sobre os temas propostos;
Análise sobre o texto produzido pelos alunos e publicado no blog;
Análise das opiniões postadas no fórum.

Tânia Francini Steinle Melo

ATIVIDADES DA 5ª E 6ª SEMANA -EAD_STE

ATIVIDADE 1
A CARTA
Encontrar uma carta na caixinha do correio é sempre emocionante. Principalmente quando é uma carta de alguém que se estima muito. As declarações escritas em uma carta, seja lá qual forem, trazem um encantamento imaginário surpreendente.
A escrita representa o armazenamento de informações, permitindo a comunicação através do tempo e do espaço. Entretanto, atualmente a palavra escrita vive momentos de crise. Essa crise pela qual passa a palavra escrita nada mais é do que a substituição de uma forma de cultura, em declínio, por uma outra forma emergente.
A mudança de comportamento da sociedade atual, trouxe um individualismo tão concentrado, que as relações humanas tem caminhado para utilização da tecnologia como muleta ou válvula de escape. Interação concreta para os adolescentes da nova geração , efetualiza-se através dos sites de relacionamento e aparelhos celulares, justamente pela impessoalidade. Mais do que uma mudança no comportamento das pessoas, o computador tem influenciado no desenvolvimento psicomotor assim como no aparecimento de um fenômeno que surge diante da necessidade de se digitar cada vez mais depressa para acompanhar o ‘diálogo virtual’: o da criação de um alfabeto e um sistema de escrita únicos. Este é mais um desafio para educadores e pais, pois o vício leva à uma escrita cada vez mais comprometida tanto no âmbito da ortografia como nos aspectos psicomotores.
A comunicação escrita, realizada pelos alunos na escola deve ser medida com os aspectos filosóficos que a mesma adota em seu Plano Político Pedagógico, que deverá estar sendo debatido entre os profissionais da educação básica, e estes atentos as novas formas de manifestação lingüísticas que eclodem e se aperfeiçoam em nosso cotidiano.
Vale salientar que, as manifestações comunicativas não consistem na utilização do surgimento de um objeto distinto da linguagem tradicional, mas trata-se de uma releitura desse mesmo objeto, do qual tem como resultado a linguagem virtual, ou seja, a mudança das relações interpessoais que cada vez mais se estabelece em nosso meio.