domingo, 17 de agosto de 2008

Atividade1_6ª semana_EAD-STE


Democracia: a quem ela serve?

Como sabemos o Brasil é considerado um país democrático, o nosso sistema de governo é republicano,
todos temos o direito do voto eleitoral livre, escolhemos os governantes de acordo com os nossos princípios.
Direitos iguais para os cidadãos, não importando a que classe social pertence, liberdade de expressão e outras coisas mais que fazem parte das leis democráticas do país em que vivemos, participam da nossa vida diariamente.
No entanto, quando dizemos que o Brasil é democrático sabemos que não é bem assim que funciona. A democracia em leis serve para obter a harmonia dos grupos sociais, porém as pessoas acabam não as cumprindo e nem as exercendo, dessa forma isso termina em pesadelo para milhares de brasileiros.
Elegemos candidatos corruptos e muitas vezes pertencemos a essa “Classe de porcos”, pois os primeiros
a agir de forma incerta, e acabamos sendo os verdadeiros culpados pelas dificuldades que enfrentamos no
nosso cotidiano, por exemplo um dos grandes problemas que temos é a desigualdade social, quem possui um poder aquisitivo maior é considerado melhor , então nos perguntamos porque isso acontece se vivemos uma democracia onde todos são iguais perante a lei e chegamos a conclusão que fomos nós mesmos que plantamos essa semente e enquanto não nos conscientizarmos e agirmos continuaremos vivendo nessa
“ falsa democracia”.

Autoras:Kelly,Giselle,Maria das Graças,Tatiane,Rozenilda e Thuany
3º A

Atividade1_6ª semana_EAD-STE


Um país democrático

Quando analisamos o atual contexto democrático do Brasil, constatamos que o nosso país não segue verdadeiro conceito do que seria democracia , pois na maioria das vezes a população da classe alta acabam tendo as decisões finais para o futuro do país.
A democracia é o direito de sermos livre e iguais perante a lei, escolhendo nossos governantes. Mas quando vemos o que acontece no Brasil, percebemos que a realidade é outra, quando escolhemos os nossos governantes logo depois eles se aliam a outros partidos para formarem uma coligação mais forte.
Outro problema é a desigualdade social que encontramos em nosso país, poucas pessoas ganham muito e muitas pessoas ganham pouco, o que gera uma crise maior ainda em nosso país, pois o estado privilegia sempre os mais ricos, com isso acabam isolando as pessoas da classe baixa.
Vendo desse modo a solução seria difícil mais do que podia ajudar para termos uma politica forte e uma melhor distribuição de renda.
As Democracias podem ser divididas em diferentes tipos:
A distinção mais importante acontece entre democracia direta (chamada também "democracia pura"), onde o povo expressa a sua vontade por voto direto em cada assunto particular, e a democracia representativa (chamada também "democracia indireta"), onde o povo expressa sua vontade através da eleição de representantes que tomam decisões em nome daqueles que os elegeram.
Outros itens importantes na democracia incluem exatamente quem é "o Povo", isto é, quem terá direito ao voto; como proteger os direitos de minorias contra a "tirania da maioria" e qual sistema deve ser usado para a eleição de representantes ou outros executivos.

Alunos: William, Luiz, Anderson
Turma: 3º ano ((A)) ENSINO MÉDIO
pROFESSORA tÂNIA fRANCINI

Atividade1_6ª semana_EAD-STE



Uma questão de escolha


Quando analisamos o atual contexto social do país, constatamos que vivemos numa democracia em partes, pois se tratando de politica somos fracos, chegando ao ponto de vendermos o próprio voto.
Certamente, devemos ver quem é digno do voto, e claramente, quais são suas proposta. Nesse sentido vale lembrar que a democracia é um regime de governo caracterizado pela participação popular, ou seja, cuja, escolhe o melhor ou o pior para sua cidade, colocando ou não em risco toda a população.
Com essa reflexão, fica evidente que a democracia é para todos, desde que tenham consciência do voto, pois tudo tem retorno, independente do que seja.
Diante disso fica claro que a independência já foi proclamada, e que cada um é “livre” para fazer o que acha correto. Portanto, vamos fazer valer o voto nessas eleições.
Alunas: Bibi, Cleumari, Maysa e Zuze

Turma : 3º ano Ensino Médio ((A))

Professora: Tânia Francini