sexta-feira, 4 de julho de 2008

DIÁRIO DE BORDO DA 3ª SEMANA EAD-STE


E.E. Jorge Amado

Chapadão do Sul


Semana de 30 a 6 de julho.



Atividade 1. semana 3




Começamos bem a semana, interagindo com os colegas cursistas da E.E. Augusto Krug Netto.
Formamos os grupos de trabalho e optamos por realizar a atividade 1, valorizando as informações sobre a freqüência dos usuários da STE de nossa Unidade Escolar. Utilizamos um modelo de planilha sugerido pela NTE de Três Lagoas no curso de formação continuada que participamos no ano de 2007.

Atividade 2. semana 3

Ao realizar a tomada de dados dos freqüêntadores da STE, debatemos sobre os entraves que afastam os docentes das atividades tecnológicas. Outro diagnóstico refere-se ao desempenho dos que utilizam a STE, mas com pouco êxito. Detectamos que o contato com as tecnologias pela maioria dos alunos os faz perder interesse por determinadas atividades sugeridas pelo professor regente. Pensamos em algumas possibilidades criativas de oferecer um serviço mais adequado a nossa realidade e esperamos que idéias de outros colegas cursistas possam ser disponibilizadas para aperfeiçoarmos nossas práticas.

UM FIM DE SEMANA COM MUUUUITO SOL E CALOR !!!




DIÁRIO DE BORDO DA 2ª SEMANA DA EAD-STE


E.E. Jorge Amado
Chapadão do Sul - MS

Semana de 23 a 29 de junho de 2008.

Atividade 1. semana 2


A semana começou muito bem, principalmente porque adoro ler.A proposta da atividade 7 de ler textos de José Manuel Moran , Maria Elisabette Brisola Brito Prado e José Armando Valente serviram para reforçar meus estudos realizados nessa área. Mandei um e-mail para minha aluna Beatriz do 3º ano do Ensino Médio o texto do Moran sobre TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA e destaquei o trecho - "Os processos de comunicação tendem a ser mais participativos. A relação professor-aluno mais aberta, interativa. Haverá uma integração profunda entre a sociedade e a escola, entre a aprendizagem e a vida. A aula não é um espaço determinado; mas tempo e espaço contínuos de aprendizagem. Os cursos serão híbridos no estilo, presença, tecnologias, requisitos. Haverá muito mais flexibilidade em todos os sentidos. Uma parte das matérias será predominantemente presencial e outra predominantemente virtual. O importante é aprender e não impor um padrão único de ensinar". Beatriz é ótima aluna que batalha pela conquista de ser aprovada no vestibular, e extremamente questionadora dos meus de aprendizagem. Encontrando-a após a primeira tentativa de vaga na UFMS, chorou em me dizer que química estava de "matar"!!! Essas questões me conflituam quando reflito sobre nosso papel enquanto professores e que meios oferecemos aos nossos alunos para que alcancem uma aprendizagem satisfatória as exigências de mercado. Postar minha opinião no forum foi muito fácil, difícil mesmo foi escrever de maneira provocativa aos leitores a ponto de interagir com os colegas do curso.


Atividade 2. semana 2


Para realizar essa atividade pedi ajuda ao meu colega Wagner Metanóia, porque não conseguia editar minha carta no writer e ele me sugeriu abrir o editor kwriter. Funcionou, só espero que possa ser aceita conforme as exigências que a atividade sugeria.


Bom início de semana à todos!!!!E iuhuuuu o recesso está chegando....Hehehe...!!!