ATIVIDADE 1
A CARTA
Encontrar uma carta na caixinha do correio é sempre emocionante. Principalmente quando é uma carta de alguém que se estima muito. As declarações escritas em uma carta, seja lá qual forem, trazem um encantamento imaginário surpreendente.
A escrita representa o armazenamento de informações, permitindo a comunicação através do tempo e do espaço. Entretanto, atualmente a palavra escrita vive momentos de crise. Essa crise pela qual passa a palavra escrita nada mais é do que a substituição de uma forma de cultura, em declínio, por uma outra forma emergente.
A mudança de comportamento da sociedade atual, trouxe um individualismo tão concentrado, que as relações humanas tem caminhado para utilização da tecnologia como muleta ou válvula de escape. Interação concreta para os adolescentes da nova geração , efetualiza-se através dos sites de relacionamento e aparelhos celulares, justamente pela impessoalidade. Mais do que uma mudança no comportamento das pessoas, o computador tem influenciado no desenvolvimento psicomotor assim como no aparecimento de um fenômeno que surge diante da necessidade de se digitar cada vez mais depressa para acompanhar o ‘diálogo virtual’: o da criação de um alfabeto e um sistema de escrita únicos. Este é mais um desafio para educadores e pais, pois o vício leva à uma escrita cada vez mais comprometida tanto no âmbito da ortografia como nos aspectos psicomotores.
A comunicação escrita, realizada pelos alunos na escola deve ser medida com os aspectos filosóficos que a mesma adota em seu Plano Político Pedagógico, que deverá estar sendo debatido entre os profissionais da educação básica, e estes atentos as novas formas de manifestação lingüísticas que eclodem e se aperfeiçoam em nosso cotidiano.
Vale salientar que, as manifestações comunicativas não consistem na utilização do surgimento de um objeto distinto da linguagem tradicional, mas trata-se de uma releitura desse mesmo objeto, do qual tem como resultado a linguagem virtual, ou seja, a mudança das relações interpessoais que cada vez mais se estabelece em nosso meio.
quarta-feira, 13 de agosto de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário